domingo, 3 de junho de 2018

Iniciativa popular na administração do Brasil

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Quando o sistema economico de um pais e' o "capitalista", o pais deve ser visto como uma empresa capitalista com sociedade por cotas, limitada a seus cidadaos. Assim como em qualquer empresa de capital aberto aos seus acionistas, os socios-proprietarios tem o poder de administrar a empresa acima da administracao de seus funcionarios - que no caso e' o governo escolhido pelos socios-proprietarios e composto por todos os funcionarios publicos, da faxineira ao presidente da empresa.
No Brasil os cidadaos nao exercem este seu direito. Como resultado uma minoria reunida em coeso grupo como uma mafia, torna-se mais forte que os 200 milhoes de outros socios porque estes estao separados individualmente entre si, e a mafia sempre vai enfrentar apenas cada um socio, mesmo que este socio tenha seu requerimento compartilhado pelos 200 milhoes. Ou seja, um grupo de 5 individuos sempre sera' mais forte que os restantes 200 milhoes.
Assim a mafia  pode convencer um cidadao isolado a ceder o seu voto para os candidatos a funcionarios publicos da mafia. Fazendo isso - convencendo um cidadao isolado - algumas mil ou milhoes de vezes numa campanha, a mafia obtem milhoes de votos para seus candidatos. Assim a velha oligarquia herdeira dos colonialistas no descobrimento se apoderaram do pais e governam-no ate' hoje.
Inserindo seus candidatos na administracao da empresa, a mafia pode assumir o total controle e angariar para si todos os lucros dessa empresa. Todos os lucros oriundos das estatais, da exploracao dos recursos naturais, do trabalho do povo na producao dos itens exportados, etc.
Qundo um pais atinge esta situacao em que a grande maioria dos socios-proprietarios foram traidos e alienados nao do poder constituinte mas do poder de fato, da gestao da empresa, creio que a unica estrategia para os socios prejudicados recuperarem o poder de fato e' iniciar a pratica do plebicito popular, uma especie de iniciativa popular para impor leis aos funcionarios publicos. Simplesmente porque essa iniciativa e' feita por grande numero de socios e isto significa um numero maior que o da mafia usurpadora. Agora a mafia nao vai defrontar um cidadao isolado de cada vez, mas um grande numero de cidadaos ao mesmo tempo. A repeticao destas iniciativas populares de batalha em batalha, vitoria a vitoria, terminara' por desalojar a mafia do poder de fato.
Portanto urge suplicar a cada cidadao brasileiro que entenda que vive no regime capitalista que ele 'e socio-proprietario de uma empresa capitalista, o seu pais. capitalismo. Em segundo urge suplicar que cada cidadao participe se tiver de acordo com as iniciativas populares iniciadas por outros, e que ele mesmo seja autor de iniciativas populares.
Isto significa que o trabalho que a mafia teve para separar as consciencias dos socios por meio de uma cultura e propaganda enganosa, e o trabalho que tem em defrontar um cidadao por vez, sera' o trabalho necessario do grupo que encetar esta recuperacao e reforma da empresa. O trabalho deste grupo tem que ser no boca a boca com cada cidadao, e vai depender de quantos cidadaos vao sendo convencidos a integrar o grupo para ajudar na abordagem dos outros. A chance de vitoria deve-se que este grupo de reforma pode se expandir ate 200 milhoes de elementos, enquanto a mafia nao pode angariar mais socios porque a enfraquece ao dividir seu capital.
Sera' de bom alvitre iniciar o planejamento baseando-se num trabalho feito pela Folha de Londrina sobre justamente o estado das iniciativas populares no Brasil:

http://folhadelondrinadigital.pressreader.com/folha-de-londrina

Iniciativa popular para propor leis ainda e tímida no País

1)  No âmbito nacional, quatro projetos chegaram ao Congresso como iniciativa popular, entre eles a Lei da Ficha Limpa, uma das importantes leis anticorrupção. Entretanto, nenhum dos quatro projetos de fato foi efetivamente finalizado como iniciativa popular. Isso porque a Câmara dos Deputados afirma não ter condições de verificar se as milhões de assinaturas desses projetos são autênticas. Assim, mesmo coletando as assinaturas necessárias, alguns deputados tiveram que adotar as matérias como se fossem de sua autoria.

Resposta do Grupo: A camara dos Deputados e' um edifício, e edifícios não afirmam nada. Alguma voz de alguma pessoa deve ter afirmado isso. Essa pessoa deve ser identificada. Nao se pode perder de vista que essa pessoa e' um funcionario publico, e se insubordinado contra o poder dos socios-proprietarios. O grupo então tem que concentrar seu fogo nesse individuo. Deve denunciar `a populacao em geral que existe um funcuinario publico traidor dos cidadaos-patroes e deve ser demitido. Provavelmente outros funcionarios virao a seu socorro afirmando o mesmo para dissipar o poder  de combate do Grupo, o que significa que o Grupo deve repetir seu metodo, denunciando os novos traidores... isto pode inibir que mais elementos da mafia venham ao socorro. 

Ao mesmo tempo o Grupo deve analisar cada recurso de obstaculo interposto pela mafia para evitar que a iniciativa popular se torne lei. Como neste caso da autenticidade das assinaturas. De fato, seria melhor existir uma tecnica para verificar se cada assinatura representa um cidadao real e que seja um dos socios-proprietarios. Pois ate' a mafia, ou um pais estrangeiro, poderia apresentar uma lei encima de milhares de assinaturas falsas ou de cidadaos de outros paises. Talvez tenha que se aumentar a quantidade de dados pessoais acompanhando cada assinatura, ate' mesmo uma foto do momento da assinatura.

2)  Quando provocado pela comunidade um parlamentar acaba apresentando esse projeto. Esta é uma forma do parlamento ficar atento às demandas da sociedade civil.”

Resposta do Grupo: Toda iniciativa popular deve imediatamente ser enviada a todos os parlamentares solicitando que apresentem o projeto em seus nomes e dentro de um prazo curto. Aqueles que recusarem devem ser denunciados aos outros cidadãos.

3) A exigência da quantidade de assinaturas, por si só, é um limitador, pois uma iniciativa popular pode nao alcancar a quantidade, principalmente quando a iniciativa e' restrita a um requerimento apenas dentro de um municipio ou estado. Segundo me parece como diz em outros trechos do artigo, a lei constitucional atual exige a quantidade de 5% dos eleitores, o que esta' de bom tamanho. Talvez fosse conveniente ate' aumentar esse coeficiente, para impedir mafias minoritarias de falsas campanhas. 

4) As instituições (Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e Congresso) precisam estar atentas a essa demanda e abrir um canal direto para facilitar projetos de iniciativa popular. O cientista político ainda sugere que haja investimento no Brasil em ferramentas on-line mais atualizadas e modernas. “É importante institucionalizar a participação popular, modernizar o próprio regimento. Se um deputado não tiver essa sensibilidade, essa percepção, isso acaba não acontecendo.” Para o professor, a participação tradicional por meio de manifestações e abaixoassinados tem dado lugar a movimentos modernos nas redes sociais. “Eles são menos exigentes, mais efêmeros como o uso de hashtags em apoio às causas mais pontuais, como ocorreu em 2013.”

Motivos da baixa Participacao:

BAIXA PARTICIPAÇÃO
O professor de ética e filosofia política da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Elve Cenci, cita aspectos históricos que inibiram participação popular na política como os longos períodos de ditadura. “Somos um país com baixa cultura democrática. Isso explica até esses movimentos clamando por medidas autoritárias com a intervenção militar. Fomos acostumados com práticas autoritárias. Exigir direitos é mal visto, muitas vezes.”
Segundo ele, esse fator impede a participação dos eleitores que não conhecem esses mecanismos como projeto de iniciativa popular e plebiscitos.
Para Cenci, outro fator que afasta o eleitor da política é a própria postura dos parlamentares: “Geralmente é uma postura reticente. Muitos afirmam: se alguém quiser legislar que vá pedir votos.” Ou seja, eles esquecem que precisam sistematizar as demandas da população. ”A democracia é uma via de mão dupla”, destaca Cenci
Na análise do professor da UEL, outro aspecto que reforça esses despreparo do Legislativo é que quando há um governo forte, a Assembleia e o Congresso ficam a reboque das demandas do Executivo com pouca abertura para demanda externa. “A pauta depende desses acertos e dessa subserviência e fica cada vez mais distante da sociedade.”
 
 
 
 

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A epidemia da insatisfação no trabalho no Brasil... devido ao egoismo individualista dos trabalhadores

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In the US, only 40% love their job - in Denmark, it is 80 %. ( Nos USA somente 40% gosta de seu trabalho atual. Na Dinamarca e' 80%)

E no Brasil? Veja bem que detestar o emprego que se tem afeta enormemente tudo o mais na sua vida. E' uma falacia "direitista" que a simples obrigação dos governos e ricos e' gerar mais empregos, pois na verdade o que fazem neste capitalismo selvagem e' abrirem mais vagas para escravos.
As vezes o trabalhador ate' gosta da profissão a que foi empurrado e não escolhida, mas como o salario e' sempre insuficiente, o fraco gosto e' superado pela inquieta insatisfação, o que gera muitos problemas, de saúde, mentais, stresses, conflitos domésticos que repercutem nos filhos, etc. As classes dominantes não estão nem ai para estes problemas do povo. Por isso volto a insistir: unam-se em associações, convidem os familiares, os vizinhos de quadra, do bairro, e depois da cidade, etc., para atuarem coletivamente no aspecto econômico, criando cooperativas de consumo para expulsar de sua cidade estas redes multinacionais e pseudo-nacionais de hipermercados que escravizam trabalhadores e pelo monopólio controlam os preços abusivos dos produtos.

A primeira reação negativa a esta unica alternativa possível para melhorarem de vida vem com o pensamento e': " Isso e' utopia, sociedade nunca deu certo, um vai querer roubar, e demoraria muito tempo, e' pouco lucro, eu preciso de coisa mais depressa, confio no meu taco e Deus quer me ajudar". Pronto, la vem o inconsciente irracional inibindo o bom funcionamento da razão mental. Isto devido a psique modelada pela genética que ainda e' dominada pelo gene egoísta que vem desde os ancestrais selvagens( cada um por si, eu vou sair dessa... e se sair vai passar para o lado dos ricos voltando-se contra os pobres que ficaram para traz, explorando-os), e vem também do condicionamento mental de 500 anos dos colonialistas que inserem o individualismo nas massas porque o lema e' " dividir para dominar". Não e' utopia porque o destino das especies obedece a uma logica natural, o "principio da solidariedade", uma lei natural que explico a seguir.

Criem unidades de produção coletivas, por meio de sociedades, como chácaras, oficinas de consertar sapatos visando o futuro com uma fabrica de calcados, oficinas de costura visando fabricas de roupas, produzam ao menos seu sabonete, shampoo, creme dental, etc e etc. O Brasil e a humanidade só vai salvar-se da extinção e melhorar se cada individuo combater em si o gene egoísta que nos veio do "pecado original" ( que seja para os religiosos o pecado de Eva ou para os materialistas, as origens desde os animais selvagens), pois na Natureza existe o "principio da solidariedade para a transcendência ou a morte". Qualquer especie que se divide em conflitos devido egoísmos individualistas que impedem o desejo a associarem-se, todas foram para a extinção ou estão em vias de extinção. Ou lutem contra este defeito capital em nossa personalidade ou... calem a boca então e não me venham reclamar da pobreza. ( Conserte este texto onde achares que esta' errado, e compartilhe seu texto, lembre-se que este sistema social não foi criado por girafas nem deuses e sim por seres humanos, você e' um destes humanos, portanto você tem que participar, agir, lutar, para não passar a vida em branco deixando outros humanos desconhecidos decidirem sua vida... eles vão sempre puxarem as sardinhas apenas para as brasas deles... Seja duro com familiares, vizinhos e amigos que se recusarem a sociedade para o trabalho construtivo, mostre a eles o porque você vai ignora-los e procurar uma outra turma que pense menos egoistamente. De que adianta manter amizade com quem esta pensando que "tem sua própria vida", ou que "tem outros planos"? Não servem para nada, ao contrario, assim estão fortalecendo seus exploradores, prejudicando sua vida. Eu sempre chego oferecendo minha mão e meus dez centavos para começar qualquer coisa em sociedade, sondando a reação da pessoa, e se ela muda de assunto e começa a falar de seus planos individualistas, saio fora na hora, nunca mais. Prefiro sozinho do que acompanhado de nada... que apenas me toma o tempo de pensar na causa certa.

sábado, 28 de abril de 2018

Se "votar e' se escravizar a um senhor", qual sera o tipo de sistema social ideal?

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Texto obtido em:

https://www.facebook.com/redeinfoa/

Votar significa abrir mao do proprio poder

Eleger um senhor, ou muitos senhores, seja por longo ou curto prazo, significa entregar a outra pessoa a própria liberdade. Chamado monarca absoluto, rei constitucional ou simplesmente primeiro ministro, o candidato que levamos ao trono, ao gabinete ou ao parlamento sempre será o nosso senhor. São pessoas que colocamos “acima” de todas as leis, já que são elas que as fazem, cabendo-lhes, nesta condição, a tarefa de verificar se estão sendo obedecidas.

Votar é tão tolo quanto acreditar que os homens comuns como nós, sejam capazes, de uma hora para outra, num piscar de olhos, de adquirir todo o conhecimento e a compreensão a respeito de tudo. E é exatamente isso que acontece. As pessoas que elegemos são obrigadas a legislar a respeito de tudo o que se passa na face da terra: como uma caixa de fósforos deve ou não ser feita, ou mesmo se o país deve ou não guerrear; como melhorar a agricultura, ou qual deve ser a melhor maneira para exterminar um povoamento de indígenas ou de negros. É muito provável que se acredite que a inteligência destas pessoas cresça na mesma proporção em que aumenta a variedade dos assuntos com os quais elas são obrigadas a tratar. Porém, a história e a experiência mostram-nos o contrário. O poder exerce uma influência enlouquecedora sobre quem o detém e os parlamentos só disseminam a infelicidade. Nas assembleias acaba sempre prevalecendo fatalmente a mediocridade.

Votar significa formar traidores, fomentar o pior tipo de deslealdade. Certamente os eleitores acreditam na honestidade dos candidatos e isto perdura enquanto durar o fervor e a paixão pela disputa. Todo dia tem seu amanhã. Da mesma forma que as condições se modificam, o homem também se modifica. Hoje seu candidato se curva à sua presença; amanhã ele o esnoba. Aquele que vivia pedindo votos transforma-se em seu senhor. Como pode um trabalhador, que você colocou na classe dirigente, ser o mesmo que era antes já que agora ele fala de igual para igual com os opressores? Repare na subserviência tão evidente em cada um deles depois que visitam um importante industrial, ou mesmo o Rei em sua ante-sala na corte! A atmosfera do governo não é de harmonia, mas de corrupção. Se um de nós for enviado para um lugar tão sujo, não será surpreendente regressarmos em condições deploráveis.

Por isso, não abandone sua liberdade. Em vez de incumbir os outros pela defesa de seus próprios interesses, decida-se: Não vote, aja! Em vez de tentar escolher mentores que guiem suas ações futuras, seja seu próprio condutor. E faça isso agora! Homens convictos não esperam muito por uma oportunidade. Colocar nos ombros dos outros a responsabilidade pelas suas ações é covardia.”
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Tudo bem. Concordo plenamente com o conteudo do texto. Mas entao que tipo de organizacao social este pessoal esta sugerindo? Vou pesquisar.
Por enquanto, e baeado na cosmovisao da formula da Matrix/DNA, o grande mal em qualquer tipo de organizacao social esta quando ela se torna um sistema dfechado em si mesmo. E um sistema baseado no voto significa um sistema com nucleo e periferia, extremamente egoista, tendendo a fechado. Entao tenho que voltar os olhos para os sistemas abertos. Mas ao observar a formula, imagina-la como um sistema aberto onde todas as partes podem realizer trocas com o exterior, ali continua o sistema com nucleo e periferia. 

Parece-me que a organizacao social - mesmo que seja um corpo, um organismo - para ser ideal tem que eliminar isso de nucleo e periferia. Mas, o nucleo e' exercido pela funcao 1, matriarcado, ou pela funcao 4, patriarcado, que no fundo tornam-se a mesma funcao quando dominantes. As outras partes tornam-se periferia. Sem funcoes 1 e 4, como nucleos, ou sem funcoes 2,3,,6 e 7 nao existe formula da Matrix. E sem formula da Matrix existe apenas massa amorfa, nuvem disforme.

Parece que a grande transcendencia depende de nao se formar sistema nenhum. Mas sem sistema nao existe proposito, destino. 

Sem solucao?! Tem que ter uma solucao, pois a evolucao universal existe, e nela tudo esta solucionado. O nascimento do rebento cosmico e' inevitavel, pre-determinado, pre-programado geneticamente.

Uma ideia sera a de uma formula da Matrix onde F1 e F4 existam, porem apenas exercam suas funcoes de criadoras, recicladoras. No sentido em que a parte criada dentro delas ou por elas nao seja programada para seguir o circuito esferico da formula, seja livre para escolher sua direcao assim que caia no espaco livre. mas o que vao constituir estas partes daqui para a frente? Senao dispersarem-se ate' dissolverem-se?

Entao resta ainda outra ideia. Que a funcao de controle e dominio exercida por F1 ou F4 seja multiplicada desde F1 ou F4 e inserida em F2,F3,F6 e F7. Asim, quando uma parte-rebento e' gerada por F1 ou F4, ela carregue em si a conscientizacao e o poder de controle de sistema aberto. Teriamos a situacao de mais 4 partes com igual poder sem o instinto de dominancia ou exercer o poder sobre as outras partes. 

E' facil imaginar isso, um mundo onde reina o amor entre todos, onde o prazer estaria mais em dar, mais que tomar ou receber. Mas pelas experiencias da nossa existencia e conhecimento do mundo externo, seus obstaculos e caoticidade, sabemos por ora que sempre surgem situacoes em que um transcendente estado de amor seria testado continuamente, e face ate' `a propria ameaca de vida, seria extremamente dificil ceder a propria vida a outras partes, principalmente quando se suspeita que as outras partes estao sendo egoistas, que haveria outras formas de solucao, porem nao aceitas por elas ( e' exatamente o meu caso agora perante o sistema social humano em que estou, onde vejo solucoes para todas as partes que seria a solucao para mim tambem, mas justamente os mais prejudicados no sistema nao aceitam esta solucao).

Enfim, esta solucao da transcendencia total, do amor total de todas aspartes, nucleo e periferias, pode ser possivel, ja que na verdade eu nao conheco mais que uma setima parte do mundo em sua totalidade. A solucao esta nas partes que nao conheco, portanto, fora do meu alcance nesta vida. O qe torna esta vida indesejavel, bastante triste, e com um unico objetivo sensato: investor tudo na busca de ultrapassar esta dimensao e tentar entrar nas dimensoes vizinhas.

Mas esta meta e' abstrata, a longuissimo prazo, e os bilhoes de irmaos na miseria agora precisam de melhorias agora. As quais nao serao obtidas com sistemas onde exista a pratica do voto. Tem que ser, tem que se obter melhorias apesar desta pratica. O que tem a fazer e' esclarecer os votantes para que modelem o tipo do votado alem de se transformarem modelando-se a si proprios para se ajustarem ao novo tipo de votado, ajustado a eles. 

Daqui deve ser pensado e extraido as nossas atitudes a seguir, na pratica aqui e agora, enquanto nao nos esquecamos das atitudes referents ao objetivo de longo prazo.


sexta-feira, 27 de abril de 2018

Defesa, posse e exercicio do "BEM COMUM": ativismo principal sugerido pela cosmovisao da Matrix/DNA

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Um artigo sobre indios no Amazonas lutando por suas terras, no link:

https://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2017/07/25/mundurukus-bem-comum-espoliacao-publico-privada/

Me levou ao conhecimento de dois filosofos que desenvolvem ideias e estudos sobre o conceito de "commons" - cuja traducao seria "o bem comum", no sentido que deve ser o povo de um lugar representado por 51% que deve ser o verdadeiro dono e governante das posses dentro deste lugar. Isto vai de acordo com a militancia no sentido de despertar os povos a tomarem conhecimento de seus recursos capitalizaveis, como minerais, ondas eletromagneticas, etc., e assumirem o controle destes recursos. Abaixo informacoes sobre os odis filosofos, o livro deles que devo procurar, e link para pesquisa-los.

A concepção de um patrimônio coletivo se alinha com as realidade de gestão participativa, decisões coletivas, propriedades comunais. Onde isso se distingue do comunismo? Bem, a diferença está no simples fato de que o bem comum não... Bem, a diferença está no simples fato de que o bem comum não é necessariamente o bem estatal. O bem público, a partir dessa leitura, é o bem comum, algo diferente dos bens pertencente, controlados e ou administrados pelo Estado... - Veja mais em https://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2017/07/25/mundurukus-bem-comum-espoliacao-publico-privada/?cmpid=copiaecola
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Feliz coincidência, na semana passada estiveram no Brasil Silvia Federici e George Caffentzis. Ela, italiana, e ele, grego, são filósofos que há anos desenvolvem ideias e estudos sobre o conceito de “commons”. Em português parece não haver ainda uma tradução ideal, mas poderia ser dito que se trata do bem comum. Algo próximo de um patrimônio coletivo, ainda que possa ser imaterial, como a cultura ou a religião... -

Eles vieram para o lançamento do livro de Federici – “O Calibã e a Bruxa” – publicado no Brasil pela Editora Elefante e participaram, na sexta, dia 21 de julho, de uma roda de conversa promovida pela Fundação Rosa Luxemburgo, em S... - Veja mais em https://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2017/07/25/mundurukus-bem-comum-espoliacao-publico-privada/?cmpid=copiaecola


quarta-feira, 25 de abril de 2018

The existence of homeless is the wrong distribution of land

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https://www.ted.com/talks/becky_blanton_the_year_i_was_homeless#t-409832
https://www.ted.com/talks/becky_blanton_the_year_i_was_homeless#t-409832

My comment posted in the TED video:

The initial cause of homeless is one: the animalist way that humanity distributed the land of this planet among humans. It mimics the exactly way the land is distributed in the jungle among animals. The big predators are the owners of big territories. I was born homeless and family less and after 67 years of experience I am going to die as homeless. But I had worked since my 10 old, through 40 years or more, I built many houses and producing at least my 40 tons of food for a human life, so, what's wrong? After my tens I never slept in the street and bought my food and poor  things, in that way that you work a whole day for getting the money for to pay a room to sleep and buy dinner. The employers all time said I was a good hard working, but this is the problem: if you do the worst job very well, you will be kept doing it, because the employer think will not find a good substitute. I tried craze to reach the university, once time I got it but not could finishe, I created my own business three times, but, everything goes down because there is no solid rock. Definitively, there are no opportunities to homeless, only slavery. So, at the end of this life I conclude that it would be different if I had my little land, enough for surviving with my own hands. Every country should calculate the space of land necessary and enough for one to survivor, would to control the population by the number of births in the way that everybody would have guaranteed its land at birth. We are humans, the conquestors and the responsible for this planet, I am a human (slavery or not), so I am the owner too. Land can not be transferred, sale or bought, it is sacred. Well, I am saying what would be for a transcendent species, evolved, exorcized from the instincts of predators in the jungle. I learned that this is not the human character. It is evident that Becky was not happy with the style of living as an employee slave of the machine, but she had no other alternative, she has no her land.