sábado, 7 de junho de 2014

Critica ao "Absurdo" Ensino Escolar: Capitulo para Desenvolver esta Pesquisa/Discussão

Pego por acaso na Internet uma série de videos ensinando biologia de primeiro e segundo graus pelo Professor Jubilut. Está no youtube ( link abaixo), onde não resisti de escrever o comentario/pergunta a seguir:

O link é: 

Ácidos Nucleicos - DNA - Compostos Orgânicos - Prof. Paulo Jubilut




Parabéns pelo esforço criativo, diferente, Prof. Jubilut. Mas eu queria fazer uma pergunta: Qual o resultado final da sua atividade? Digo, "em que estás educando, conduzindo as mentes jovens sentadas à sua frente?" Você tem certeza que estás beneficiando estes jovens? A maioria deles estarão, quando adultos, indo todos os dias ao trabalho, como contabilista, construtor, mecânico, dona de casa, e muito poucos engenheiros, bio-químicas, etc. Você ajudou a direcionar o tempo de aprendizagem para decorar que Adenina se liga a Timina, ao invés,por exemplo de ensinar como desmontar e montar o motor de um carro, uma geladeira, a parte elétrica da casa. Ou como funciona a fabricação do dinheiro e de onde ele vai após sair da fabrica. A quem realmente estás beneficiando com sua atividade e este método de ensinar o DNA? Tens perguntado aos jovens e aos pais dos jovens o que eles querem aprender?

xxxxx

E mais o seguinte post:

Quando um caixa do banco olha as diferentes pessoas na fila à sua frente, pode se perguntar de onde vem todas as diferenças físicas. Então ele vai se lembrar das aulas do primário, que existe o DNA e ali estão as respostas. Isto é bem melhor do que os antigos que nesta hora se lembravam da Bíblia, ali estavam todas as respostas. Ela ensinava que Deus cria as diferentes espécies e os diferentes humanos, um a um, se infiltrando na barriga das mães. Mas na mesma escola foi lhe ensinada a teoria da abiogênese, do Big Bang, e da evolução darwinista. Se o bancário tiver tempo para refletir mais enquanto um cliente da fila demora com papéis, ele vai lembrar mais das aulas do secundário, que o DNA e até o mundo inteiro veio por fortuitos acidentes ao acaso. Qual será seu comportamento? Olhar para o cliente e para si mesmo e auto-confirmar-se: "Somos produtos do acaso, este cara aí veio dos macacos, deixa-me cuidar para eu obter o melhor da vida, e isto significa obter mais dinheiro agora, fazendo o banco ter mais lucro, recebo promoção e aumento de salario"

Vejo as duas diferentes visões de mundo transmitidas por duas diferentes educações, vejo os adultos produzidos por estas escolas, e não gosto do que vejo. Existe uma terceira visão do mundo, sugerindo uma diferente educação, muito diferente destas duas, a qual prefiro. Ela ensina tudo diferente: Quem ou o que realmente produziu o primeiro DNA, qual a real causa dos diferentes cabelos das diferentes pessoas, o que significam eu e estas pessoas, então como devo me comportar agora, em relação a estes clientes, ao banco, e a tudo mais... Chama-se Matrix/DNA visão do mundo. Algo que todos os professores deveriam saber e pensar a respeito de qual a base moral/humana do que estão fazendo.

Respostas ao meu post:  


+Louis Charles Morelli Não faz sentido essa sua crítica.O que leu um página de sua 'revista' de filosofia e se acha o revolucionário , inovador - original- que repara nesse ponto da memorização das combinações das bases nitrogenadas ? você deveria pensar melhor, ele é professor de biologia, não de química, se o aluno quer saber o motivo de tais ligações, vá atrás do conhecimento, ninguém pode ensinar nada, o conhecimento só vem de você mesmo ! 

Minha resposta a Lucas:

+Lucas Alves Ribeiro  Voce diz: "se o aluno quer saber o motivo de tais ligações, vá atrás do conhecimento,..." 

Hummm... então quando é para aprender a base primeira, a raiz das coisas, sem a qual nada se entende do resto, voce manda o aluno se virar e buscar o conhecimento, mas quando é para impor, enfiar na cabeça do aluno, conhecimentos que nunca vão lhe ajudar em nada na sobrevivencia, voce não pergunta antes se ele "quer" aprender isto e não analiza se estás tomando o tempo dele justamente. Porque um mecanico ou uma empregada doméstica precisa decorar que guanina liga só com citosina, e se não decorar não recebe o diploma primario?! Enquanto isso ele vai competir com pessoas que aprenderam desde como o dinheiro é fabricado e dali distribuido para alguns bancos de familias privilegiadas? Dinheiro é o que interessa ao mecanico, não guanina e citosina. Parem com essa estupidez e traição das nossas crianças, já! Canalizando-as como ovelhas num curral para serem pasto dos predadores!
Antes de ser professor de Biologia, ou engenheiro civil, ou varredor de rua, todo humano é um ser social responsavel pelo destino do todo. Fica fácil se defender e a um bom salario trabalhando limpinho e mandar o resto às favas.Mas com isso o sistema social continua animalizado, imitando as regras da selva e dos animais, dividido entre grandes predadores, médios predadores ( a classe média como este professor pertence) e a grande massa de presas, escravos. Isto a Biologia não está ensinando, o que faria os jovens terem repugnancia de seu estado evolutivo atual  e ser uma força para a evolução, para uma humanidade transcendendo o animal em si.
Repare que para todo meu argumento eu apresento o fato real no qual se fundamenta. Voce ao contrario vem com opiniões sem mostrar seus fatos, usando palavras abstratas: é uma maneira esperta de fugir das suas responsabilidades e não encarar os defeitos que ajudas a manter.

+Lucas Alves Ribeiro Muito bem salientado, Lucas! Ninguém pode ensinar nada. Temos que correr atrás!!



Mas se ninguem pode ensinar nada, porque este professor esta "ensinando", obrigando a aprender detalhes inuteis para a maioria, sem os quais não se recebe um certificado primario e não se torna um cidadão reconhecido?

Um sistema educacional justo teria que analizar as pessoas na forma de adultos, como é sua vida real. Então buscar suas fraquezas e deficiencia de conhecimentos que tornariam sua vida melhor. Pegue uma cozinheira de 40 anos, mãe solteira de 4 filhos, que está sendo torturada 10 ou 12 horas por dia, sabados e domingos, dentro
Louis Charles Morelli

+Gabriely Padilha Mas se ninguem pode ensinar nada, porque este professor esta "ensinando", obrigando a aprender detalhes inuteis para a maioria, sem os quais não se recebe um certificado primario e não se torna um cidadão reconhecido?

Um sistema educacional justo teria que analizar as pessoas na forma de adultos, como é sua vida real. Então buscar suas fraquezas e deficiencia de conhecimentos que tornariam sua vida melhor. Peque uma cozinheira de 40 anos, mãe solteira de 4 filhos, que está sendo torturada 10 ou 12 horas por dia, sabados e domingos, dentro do forno quente de uma cozinha de restaurante. Busque o que lhe ensinar antes ou agora para livra-la disso tudo. Os responsaveis pelo ensino e elaboradores do curriculum escolar não querem saber disso. Afinal, se o fizessem, não teriam como sentar na mesa de um restaurante, bater palmas e ser servidos por escravos, não é? Voces me dão nojo!

Victor cr to Louis Charles Morelli  - Assim como você também acho que o sistema de educação atual baseado em decorebas desestimula o crescimento intelectual do jovem brasileiro, acho que os professores deveriam estimular os alunos a pesquisar mais sobre o assunto SE ASSIM DESEJAREM note que não se faz necessário ensinar coisas tão complexas numa simples aula de biologia do médio, ate porque algumas pessoas não se interessam por biologia mas podem se interessar por outras disciplinas, e é dai que parte a iniciativa da separação de turmas nas aulas em avançado (aos aptos e interessados em certa disciplina) e intermediário ( para aqueles que querem fazer outra coisa na vida, apenas um ensino básico sobre a mesma disciplina), também sou liberal, ou seja se você se interessa por algo pode automaticamente correr atras daquilo que deseja e não ser forçado a aprender o que não quer apenas para passar em uma universidade (alias outro problema do ensino brasileiro), e é verdade os professores não estimulam e nem tornam fácil (salvo Paulo Jubilut que torna biologia algo ridiculamente simples e fácil de entender) o aprendizado pois o trabalho do professor também se tornou mecanizado. Tambem concordo com alguns pontos expostos aqui pelos adolescentes que responderam seu comentário, mas não concordo com a atitude deles de o atacar com xingamentos visto que isso e uma falta de educação e não resolve absolutamente nada (alias também estou no ensino médio) para aqueles que insistem em xingar vá xingar seu futuro chefe quando ele descordar de você para ver o resultado!!!

Louis Charles Morelli to Victor cr - Amigo, o que significa a palavra "educação", qual seria o verdadeiro propósito da sociedade criar estabelecimentos para continuar a fornecer as informações que a família não forneceu, e consertar a mentalidade fantasista, imaginativa, das crianças, trazendo-as para os fatos reais do mundo que vão de fato enfrentar? Acho que a primeira e mais importante informação na escola deve ser sobre a realidade, a essência do que é um individuo humano, área denominada "biologia". Mas porque na realidade quando pergunto hoje a 99% dos adultos à minha volta o que é o DNA que é sua essência primeira, eles nada mais sabem que 1% do assunto? O individuo está carregando tijolos na construção, outro esta fechado num forno chamado cozinha fazendo massa de pão, pergunte o que é citosina, guanina? Mas como não sabe se o corpo dele trem trilhões de citosina!? Se ele é dono de bilhões de usinas geradoras de eletricidade chamadas "mitocôndrias"? Note bem: sem esse conhecimento basilar da natureza real, o cara nunca vai saber votar, nunca vai saber podar um monstro capitalista vampirizando seu trabalho, nunca vai entender evolução e seleção natural... é um pacote inútil disponível para ser condicionado pela cultura da Matrix predadora para ser ovelha a vida toda... e com isto estes indivíduos emporcalharam a minha vida ao serem a fonte de força dos meus inimigos predadores. Se você deseja um mundo melhor para essa juventude que aí está e para nossas futuras gerações, não deixe passar em branca as investidas corruptas do sistema, como é esse vídeo enganador. Ao menos estremeça as certezas implantadas disseminando a duvida, já é alguma coisa... As patricinhas atraídas aqui por um apelo a suas fraquezas instintivas sexuais vão ficar p... da vida contigo, mas amanhã serão empregadas domésticas, donas de casa escravas dos maridos, ou predadoras filhas de papai que aproveitaram brechas nas leis do sistema... e assim continuar esta sociedade porca, animalesca... quando eu as quero ver fortes, livres, independentes, autônomas, conquistando o Cosmos, transcendendo. Este sistema educacional está realimentando o animal dentro do humano porque isso interessa ao 1% de predadores...

xxxxx

Provavelmente o autor dos videos vai deletar meus posts, como "fora de tópico". Não importa, estou feliz com minha consciência, não me omiti e participei do jeito que minha natureza me aconselha participar. 

Vou manter este capitulo aberto, tentar reunir os outros muito artigos aqui já escritos sobre a educação escolar e mentalidade deste seculo, voltar ao Youtube para assistir os outros videos do prof. Jubilut, a luta deve continuar... 

xxxx


Isto é covardia! Vem aqui uma quantidade de adolescentes deslumbradas com o professor "bonitinho"a fazer elogios ( evidentemente produtos da libido solta). Mas isso serve para alimentar o ego do professor. Está certo que este método é um pequeno avanço ao método usual, mas isto é a continuidade de um erro, uma traição aos estudantes.  Enquanto isso, o tema da aula é tratado super superficialmente, como impõe esta cultura virtual milenar, esta Matrix criada pelos grandes predadores, sendo alimentada nestes 15.000 anos de cultura humana para manter as massas animalizadas e submissas como presas....como operários.
Esta bem, vamos decorar nomes ( timina, citosina, etc) inventados pelo homem, e esquecer o que realmente significa uma porção de átomos conectados de uma maneira que se expressam como moléculas, que fazem coisas como cor dos cabelos, tipo de narizes...por magica!

Apenas para lembrar: cada "base nitrogenada" é uma ferramenta material construída por uma das sete funções sistêmicas universais quando montou a unidade fundamental de informação do RNA/DNA, a qual é em si um sistema universal completo formado por dois nucleotídeos alinhados horizontalmente na haste do DNA. Estas moléculas denominadas "bases hidrogenadas" tem o carbono como átomo central porque com seu numero atômico 6, o carbono é o único e principal átomo reproduzindo a formula natural para sistemas. Uma cópia derivada do sistema universal em forma de um nucleotídeo especifico tem um átomo, o Nitrogênio, numa posição de destaque expressada que expressa mais forte uma cor de pigmento, e daí as diferenças nas cores dos cabelos. E daí por diante...
Sem saber isso, nada nunca ninguém vai entender o que é timina, guanina, DNA e portanto o que é, o que significa a sua própria Vida. Mas é isto que interessa a quem está no poder do sistema, esperando estas crianças saírem da escola condicionadas mentalmente a serem mais um "trabalhador"... Que nojo!

O Brasil continua sendo este absurdo com quase a totalidade da população sob o equilíbrio da miséria, apesar de deitado em berço esplendido! Um dos motivos está explicado nesta aula de Biologia. Condicionados a memorizar que guanina emparelha com citosina, e o ensino pára aí, os estudantes fecham a questão para sempre nos seus cérebros, sem receberem o estimulo para se tornarem cientistas, ou ao menos cidadãos apoiando e forçando o investimentos nas Ciências e sua produção, que é a Tecnologia. O que dá poder e traz riquezas ao pais é Ciência e Tecnologia, sem os quais, nada valem os recursos naturais.

A cor dos cabelos vem de um pigmento que significa a forte expressão de uma partícula dentro de um átomo que compõe um nucleotídeo que compõe o RNA/DNA. Cores são produzidas por diferentes estados vibracionais de ondas de luz. Então a raiz primeira do resultado ultimo - uma cor especifica de um cabelo - está no estado vibracional de uma partícula ou um átomo produzido por presença de ondas de luz. Nosso atual conhecimento cientifico ainda está engatinhando nestas dimensões da matéria que influenciam e determinam nossas vidas, portanto, ao saber disso, o estudante seria naturalmente estimulado a ser um cientista ao invés de um construtor de casas no modelo bruto de trabalho atual, quando estas casas já deviam estarem sendo produzidas automaticamente por robots. Está tudo errado...e a escola mantem o erro... e essa grande massa de brasileiros sendo torturada, escrava da ignorância e da luta animalesca pela sobrevivência...isto tudo é nojento!


xxxxx





Lime Satô - PROFESSOR eu nunca gostei de biologia , vc foi a luz na minha vida , Amo seus videos vc é o melhor.

Louis Charles Morelli to Lime Satô:

"PROFESSOR eu nunca gostei de biologia..."

Você não tem que "gostar"ou "não gostar" de Biologia. Pois Biologia é a área do conhecimento humano reunindo as informações sobre os aspectos "vitais" da Natureza, e isso inclui informações detalhadas sob os aspectos de seu próprio corpo que seus olhos não vêm. Você não tem que gostar ou não gostar de saber o que é seu próprio corpo, tens que aprender o máximo sobre o que és... para saber melhor como interagir com o mundo externo ao seu corpo.

"vc foi a luz na minha vida..."

O professor Jubilut é um corpo opaco que não emite luz, então o que estás dizendo? 'De acordo com a Matrix/DNA Theory - na qual não acredito nem desacredito mas é minha preferida hoje em dia - a mente do Professor é uma bolha contendo um nuvem plasmática iluminada por relâmpagos denominados sinapses, e neste caso, a mente do professor pode ser uma luz, ainda fraca, que pode nos servir de guia na selva escura da busca do conhecimento. Mas nesse caso o foco de sua atenção não deve ser a bolha e sim os objetos que a bolha manipula e te ensina artes de como torna-los uteis à sua vida. isto só seria eficaz através de aulas em laboratórios mostrando de fato os objetos da Biologia.

" Amo seus videos..."
"Amando" objetos inanimados como Cd's?! Pobre criatura...


E aos que não concordam com minhas intromissões e método, um aviso: Eu não preciso ser apreciado por ninguém, eu preciso de sócios eficientes para reunir forças na luta para uma vida melhor. E a maioria dos adultos são inúteis nessa causa porque não amadureceram, continuam com a mente dominada pelas fantasias imaginativas próprias de todas as crianças. Preciso descontaminar os objetos e eventos naturais desta aura imaginativa irreal alimentada por esta cultura social disseminada inclusive por professores escolares. Não é sem dor intima que chamo atenção de uma criança destruindo suas fantasias infantis, mas se eu não o fizer, estarei antes traindo esta criança, ao invés de ama-la e desejar que ela seja livre e soberana no mundo real que terá de enfrentar. 

xxxxx

Ultimo post:

Louis Charles Morelli: friday, june, 27

A verdadeira e correta aula de Biologia é aquela onde os alunos são levados a um laboratório equipado com todos os melhores instrumentos, inclusive microscópio eletrônico para ver de fato os objetos, e não estas aulas que falam de um teoria abstrata com nomes abstratos que em nada será útil à vida futura e formação mental racional dos alunos. Porem, neste atual sistema social todo errado que aí está isto seria impossível, cada escola ter um laboratório. Mas uma solução é possível: cada cidade ou comunidade de 100.000 habitantes, 2.000 alunos na idade de prender Biologia básica, deve e pode montar o laboratório publico, se todos os 100,000 habitantes entenderem a necessidade disso e tiverem a vontade de fazê-lo. Se você, jovem ou adulto, realmente ama nossas crianças, nossos alunos, e deseja para eles uma vida melhor do que a que tivemos, você será um incansável militante batalhador forçando sua comunidade a fazê-lo... O método do professor Jubilut é uma inovação que adiciona melhor qualidade ao ensino real escolar, mas não termina aí o que realmente precisamos fazer ( entenda qual realmente é o objetivo supremo nas minhas criticas aqui). 

   

A realidade é sempre diferente da visivel aparencia. Porque? A Matrix/DNA descobriu isso tambem

Uma frase lida em algum lugar:

#Nada é o que parece ser. O mar de longe é azul, de perto é verde, por dentro, transparente. Aparentemente, tudo é diferente do que realmente é. Eis então o segredo para não julgar: em vez de olhar o mar de longe, mergulhe#

Estamos carecas de ouvir isso, mas qual a utilidade em ouvir isso? Muda alguma coisa para melhor em nossa vida pratica? Você vê uma pedra comum, ela parece dura, pura massa amorfa, muito densa, pesada. Se o homem tivesse parado nesse conhecimento sobre essa pedra, ainda estaríamos pelados na selva. Foi a curiosidade de alguns em tentar ver mais profundamente a pedra, mergulhar nela que nos levou a perceber que a sua realidade é totalmente diferente do que nossos olhos e tato nos fizeram acreditar um dia. A pedra não tem peso, é a gravidade que a empurra para baixo; não é densa pois no fundo ela toda é um espaço vazio ocupado por vórtices fantasmas. Na verdade ela é um enxame de partículas girando dentro de um espaço limitado... e ainda tem a longa história de seus átomos. Que brutal diferença com a primeira aparência!

Sim, a frase acima, fala de um assunto que mudou quase que totalmente nossa vida pratica e vai mudar totalmente a vida de agora em algo novo que ainda não podemos imaginar. Também por esse argumento que continuo a alimentar a visão de mundo totalmente estonteante, da Matrix/DNA Theory. Ela surgiu de um mergulho profundo na natureza virgem, intocada, da selva amazônica. A selva tem uma aparência para os animais, como tinha para mim. Se acreditar nos modelos e resultados dessa teoria, tudo aquilo que os animais veem é mentira, ilusão. 

Mas então caio num dilema. É sabido que os animais são muito mais práticos na vida do que os humanos. Eles não perdem um minuto contemplando as estrelas e filosofando sobre elas: todos os segundos da sua vida são aplicados na busca da sobrevivência, aqui e agora, da melhor maneira possível. Mas então temos um paradoxo: a mais pura pratica se move em meio à realidade exatamente não-pratica, ilusória... Raios... o que significa isso? 

Novamente, esta questão não teria um resultado pratico, se perder-mos tempo com ela. Está bem: estamos vegetando num mundo de mentira, a realidade é mais embaixo, mas... é esse mundo de mentira que nos mantem vivos. Não temos como sair dele, ou ignora-lo. De que me adianta conhecer uma realidade da selva milhares de vezes mais complexa do que os animais conhecem, se toda vez que na selva eu presto atenção na realidade invisivel aos olhos e distante ao tato, volto de mãos vazias, correndo para o mundo de ilusões, onde estão a comida, a temperatura, a força gravitacional, que preciso para sobreviver? Onde os animais estão assentados, se alimentando e gozando da minha cara?

A grande questão aqui é porque e como caímos nessa "fria". Eu sei que as imagens dentro do meu cérebro estão ao contrario do real, de ponta-cabeça. Sei que se eu acreditasse na posição da sua imagem no meu cérebro, eu estenderia a mão e pegaria no seu pé ao cumprimenta-lo(a), pois pensaria que estás de ponta-cabeça. terá esse negócio do cérebro inverter a real posição das coisas externas, algo a ver com nossa dependência do mundo da ilusão? Se sim, porque é assim? Porque nosso cérebro não foi feito já vendo as imagens na posição certa? 

Sou teimoso. Vou dar mais algumas escapadelas do mundo pratico inteligente para ir ao mundo real tentar desvendar este mistério...