terça-feira, 23 de março de 2021

Como se comportar perante negacionistas e outros extremistas

 xxxx

(texto publicado no facebook em 23/03/21)

NAO DISCUTA E NAO TENTE ENSINAR OU CONVENCER UM NEGATIVISTA. DEIXE QUE A NATUREZA JA SE ENCARREGOU DESSA TAREFA. A NAO SER QUE ELE VENHA INVADINDO SEU ESPACO SOCIAL AMEACANDO ASSIM SUA VIDA. ENTAO DEVERAS REAGIR A ALTURA COMO LEGITIMA DEFESA.

Perdi quase duas horas quando um conhecido veio com o discurso negativista criticar minha máscara e meu isolamento. Curioso pedi a fonte do que ele afirmou e ele citou um amigo do Youtube ou wath`s up. Perguntei qual o fato concreto, comprovado, que seu amigo se baseou para dizer tal coisa, ele não sabia !!! Então pedi para ver o video. Dizia algo como " a culpa pelos mortos e desemprego não é do Bolsonaro porque quem decide são governadores e prefeitos..." Então este era o fato de seu discurso?! Perguntei ao amigo se ele sabia que até a metade da pandemia quem decidia era o presidente. Perguntei se ele sabia como foi o processo que levou os governadores e os prefeitos a assumirem as decisões. Ele retrucou que foi culpa do STF ( o atual bode expiatório que arrumaram para todos seus argumentos), e até me perguntou se eu sabia o que é STF, julgando que não sei (eu que trabalhei no Congresso Nacional a 30 anos atras...). Retruquei que o STF apenas institucionalizou o bom senso contido na reivindicação dos governadores devido o desgoverno federal. Então constatei que nem ele nem o amigo-fonte de suas notícias sabiam o que se passou na história inicial da pandemia. Ou melhor, é claro que o amigo que ganha dinheiro procurando as notícias para suas críticas eu as notícias no início da pandemia, mas neles funciona o fator cegueira inconsciente, so assimilam o que convém a sua ideologia. Quando o negativista percebeu que havia perdido ( não, ele não considera jamais que perdeu, ele concluiu que não conseguiu informar um burro), imediatamente ele aplicou a estratégia comum deles, escapando do assunto pela tangente e mudando para outro assunto, outra teoria da conspiração. Agora rebuscando outra notícia de outro youtuber de que os hospitais estavam cheios de caixões vazios, mas dizendo que tinham mortos para roubarem dinheiro do governo. Eu quase vomitei de tanta repugnância pelo cheiro do veneno sendo inoculado por aquela boca. Quanto ódio, quanta malignidade leviana atirada na direção de seres humanos, principalmente contra quem está sendo torturado para salvar vidas humanas! Perguntei em qual hospital ele foi e viu isso. Novamente escapou dizendo que tem certeza de que não tem ninguém morrendo de virus porque ele não fica escondido em casa como eu e sim anda na rua e não vê mortos na rua. Eu retruquei que os mortos não estão na rua e sim nos hospitais. Em qual ele foi, voltei a insistir.
Nao teve jeito. Em uma hora ele despejou dezenas de notícias de seus comparsas ideólogos vertendo uma teoria da conspiração atras da outra. A China comunista criou o virus para dominar a economia, os atendentes dos hospitais e funcionários públicos estão mentindo porque assim ganham ficando em casa sem fazerem nada, e etc., ... A certo ponto comecei apenas a responder dizendo que tinha compromisso e precisava me retirar, pois percebi ali como funciona a mente destes indivíduos. E ele saiu convencido que tinha ganho a discussão, mas a mortandela de burro deixa os comedores mais burros ainda (ele não sabe que comi lagosta num simples dia de semana), ele continuou andando sem ver mortos caindo na rua e assim mais se convencendo.
Nao perca seu tempo. Isto é falha de configuração neuronial, ou seja, a maneira como os neurônios-depósitos de sinais virtuais de informações verdadeiras ou falsas se interconectam em determinados tipos de circuitos, sintonizados ou não com o circuito da logica natural. Nenhum outro humano pode - nem sendo agressivo fisicamente - mudar essa configuração estrutural, anatômica que vem da genética dominada por instinto predador ou de presa. Existe apenas um método de cura: começando por extrair do neurônio o sinal de informação falsa e depositando no seu lugar um sinal virtual de informação verdadeira, quer dizer, verdadeira segundo a natureza, o mundo real.
Então estamos vendo os governos negacionistas ficando cada dia mais surpresos e atabalhoados com o que não podiam admitir: a pandemia não termina! As curvas ainda estão crescendo! Onde está seu Deus mito protetor dos fortes e seus territórios? O povo começa a pressioná-los enquanto louvam os governos que foram positivistas e os cientistas cujas previsões se revelam agora como acertadas. Estamos vendo a natureza silenciosa, mas mestra certeira na sua lenta e paciente justiça inoculando os fatos verdadeiros sutilmente nos cérebros de suas criaturas que não querem evoluir deixando os instintos animais para traz porque naquele mundo eles eram privilegiados pela força, agressividade e astucia felina. Nada de fraternidade, igualdade, isso são coisas de mimimi. So Ela funciona como educadora nestes casos, desista de tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário